Contatos

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Curiosidades baianas:
Todo mundo já ouviu e, até quem não gosta, já cantou o refrão pegajoso de "Chi Bom Bom" que foi a música mais tocada nas rádios brasileiras. O grupo baiano "As Meninas" conquistou o sucesso popular numa rapidez que nem as próprias garotas da banda acreditavam.

Diferentes dos outros grupos da axé music onde são valorizados as coreografias sensuais e roupas minúsculas, "As Meninas" tinham mulheres que foram músicas e esse foi um dos motivos que fez com que a banda conseguisse destaque, enquanto a axé music de apelo sexual estava sendo esquecida pela mídia. Isso também contribuiu para o sucesso junto ao público infantil.

Márcia Freire, consagrada como a melhor puxadora de trio, comandou o primeiro carnaval fora de época. Foi no "Carnacancun" na cidade de Cancun-México, em fevereiro de 1997, com o bloco mexicano "Ai Caramba". Seu hit Vermelho estourado em toda a América Latina, fez com que ela participasse do programa de maior audiência do verão argentino na cidade de Mar Del Plata: o Movido Del Verano.




Em julho de 1997, Chiclete com Banana, a Timbalada e Ricardo Chaves cantaram no primeiro carnaval fora de época de Miami-EUA.

Na banda Cheiro de Amor, antiga Pimenta de Cheiro, já passaram vários cantores: Gugui (o 1º cantor, hoje vive na cidade baixa), Laurinha (canta em barzinhos, e em trio independente), Kaco (faz backing vocal no É o Tchan), Serginho (canta na Pimenta N'Ativa), Márcia Freire (faz carreira solo), Carla Visi (atual cantora da banda 21).

Bamdamel é outra que já mudou de nome e de cantores várias vezes. No começo, Banda Mel, tinha Buck Jones, Jaciara e Janete (saíram para formar a Gente Brasileira, não deu certo), vieram Márcia Short, Robson e Alobened Airam (Márcia e Robson saíram e formaram a Bandabah, que também não deu certo, está fazendo carreira solo e ele cantou no Papa-léguas no último carnaval). A banda virou Bamda Mel, e o nome ficou uma coisa só: Bamdamel, com Alobened Airam e Joca nos vocais. Jaciara e Janete que eram as cantoras no começo da banda Mel, agora fazem o backing da Bamdamel.

A extinta banda Pinel já teve vários nomes consagrados do Axé, passou por lá Ricardo Chaves como cantor, o guitarrista Durval Lélis e Daniela Mercury, como backing vocal. Todos saíram e formaram suas bandas. Depois veio André Lélis, irmão de Durval, e cantou por lá, até que saiu e formou a Banda Di Maçã.

A banda Chiclete com Banana originou-se de um grupo chamado Scorpius, que se apresentava em festas de formatura. Considerado um autêntico conjunto de bailes.

O engenheiro de som do Chiclete Wilson Silva (irmão de Bell e Wadinho) sugeriu e pôs em prática uma idéia revolucionária que foi fechar toda a lateral do trio com caixas de som e usar equipamentos de potência transistorizada, passando todos os músicos a tocar na parte superior do trio. Esta foi a maior revolução do trio elétrico na década de 80.

A Censura vetou um disco do Chiclete por causa de duas músicas, "Apenas Vença" letra de Bell e "Minha Gatinha Emacrou" de Missinho e Jonne, que achavam ferir os moldes políticos e atingia a moral daquela época.

Em 1988 Bell e Wadinho entregaram a Xuxa, a música "Festa do Estica e Puxa", que se tornou o carro chefe do disco, vendendo mais de 3 milhões de cópias.

Ivete Sangalo, acompanhou o cantor baiano Lui Muritiba e sua banda em viagens pelo interior da Bahia, como sua backing vocal. Ela começou a cursar a faculdade de Secretariado Executivo na Universidade Católica de Salvador mas, parou para poder trabalhar e ajudar a família entregando quentinhas em um Shopping.

Aos 16 anos, Netinho foi morar sozinho, passou no vestibular e começou a cursar engenharia na Universidade Católica de Salvador e à noite ia trabalhar. Netinho também cursou 1 ano da faculdade de Filosofia.


Em 1985, Luis Caldas estava à frente da banda acordes verdes, tinha Carlinhos Brown e Tony Mola (Bragadá) como percussionistas.


Para os baianos, que paravam de fazer o que fosse para assistir tia Arilma e dançaram a dança da galinha, que ia para frente e para trás? Dançou também abra a rodinha e aquela música: "magia, mente de marfim, pele se cetim..." ou "Nega do cabelo duro" ainda de Luís Caldas e "Jubiabá" de Jerônimo? Na época em que as mortalhas eram enooooooormes, com aquele pano grosso e a gente adorava quando vinha com mamãe sacode?

Recorda também os programas O Parquinho, na TV Itapoan, e O Recreio, na Aratu, apresentados por Tia Arilma, uma precursora de programas infantis como o de Xuxa. Foi Tia Arilma quem deu vida artística e televisiva à apresentadora Mara Maravilha. Atualmente, tia Arilma, é apresentadora de um programa juvenil na TV Camaçari.

13 comentários:

Bruninho disse...

Tia arilma eu tenho 40 anos e participei do seu programa na corrida de saco, era uma gincana muito legal.

Unknown disse...

TIA ARILMA ESTA EM BH QUEM QUIZER CONTATO FALAR COMIGO NO EMAIL EDUARD_SERGIO@YAHOO.COM.BR

walter disse...

Eduardo em breve estarei em contato contigo para me contactar com minha querida e inesquecivel tia Arilma! em 1985 no programa Show da Tarde foi ela que me revelou no meio artistico, fui o dublador oficial do cantor Michael Jackson na época! meu nome artistico era: Dee Jackson! Bons tempos e muita saudade, hoje em dia sou cantor de música Gospel! um abraço!

Aninha disse...

Tia Arilma eu tenho 40anos e lembro muito bem do seu programa ,nunca esqueci,e não perdia uma dia,adorava vc e suas estrelinhas,principalmente Geisa,falar nela por onde ela anda em? bjos

val disse...

Gostaria de saber mais sobre Tia Arilma,pois ela foi e sempre será uma ótima apresentadora e animadora de tv,por favor vou deixar meu email para mais informação sobre ela.saudades marivalda-j@bol.com.br Obrigada pela atenção..bjs....Val de Alagoinhas-Ba

Jacira da S. Nascimento disse...

Eu também assistia tia Arilma toda tarde, é deficil de esquercer, foi muito bom, Tia

Unknown disse...

4Oi tia Arilma, nunca te esqueci, tenho 44 anos, meu Deus que saudades tia.
Eu assistia o programa dos tardes, gostava das estrelinhas.
Tia Arilma, faz tempo mais lembro de uma musica que a tia cantava que falava de uma estrela que brilhava...
Mande noticias da tia Arilma no meu e-mail se possivel: rosangela.massoterapia@gmail.com

ssssss disse...

Lembro bem da Tia Arilma que pena que não vi mais na TV!!!! Lembro dela apresentando uma nova Banda no programa dela, banda que estava começando a fazer sucesso!! E que tinha um nome estranho, a então Banda, Chiclete com Banana!!!! Kkkk achaque foi na Tv Aratu Canal 4 Bahiaaaaaa!!! Rsrs

Charles Siqueira disse...

Também fui adolescente na época do Show da Tarde. Dançava no Grupo Alpha e fui jurado algumas vezes. Lembro do Carlos Borges, diretor e sinto saudades enormes da Tia Arilma. Espero que fica muito feliz hoje e ae alguém encontrá-la conte como fez alegre muita gente que carrega boas lembranças dela pro resto da vida.

Charles Siqueira disse...

Também fui adolescente na época do Show da Tarde. Dançava no Grupo Alpha e fui jurado algumas vezes. Lembro do Carlos Borges, diretor e sinto saudades enormes da Tia Arilma. Espero que fica muito feliz hoje e ae alguém encontrá-la conte como fez alegre muita gente que carrega boas lembranças dela pro resto da vida.

Unknown disse...

Por anda tia Arilma ;Saudades.

Ótimas Idéias Marketing digital disse...

Participei dos programas nas competições de cover de Menudo e meu grupo ganhou muitas vezes é na última competição ficamos em 3o lugar.
Gostaria muito de rever estes vídeos.

Unknown disse...

Participei dos programa nas competições do cover dos menudos em 1985 a 1986 somos de vitória da conquista ba ganhamos em primeiro lugar ,quero ver o vidio ,foi na tv Itapoá de tia Arilma