Contatos

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Cantores e cantoras bacanas

Celso Blues Boys: Um dos ícones dos anos 80 e com lugar cativo no Circo Voador, onde se apresentava sempre. Nunca vendeu muito disco, mas tinha um público fiel e compôs um dos hinos da geração: Aumenta que isso aí é rock and roll.Teve outros três hits: Blues motel, Marginal (em dueto com Cazuza) e a balada Sempre brilhará, que tocou até em rádio AM.

Eduardo Dusek: Não foi exatamente um roqueiro, mas em 1982, quando mal se falava em pop-rock, gravou um disco antológico, Cantando no banheiro, acompanhado da então desconhecida banda João Penca e seus Miquinhos Amestrados. Além da faixa-título, também foram um estouro Barrados no baile e Rock da cachorra (“Troque sua cachorra por uma criança pobre...”) Em 1984, reapareceu com outro escracho: Doméstica.


Kiko Zambianchi: Outro colecionador de sucessos. Apareceu em 1985 com o disco Choque, que além da faixa-título, trazia Primeiros erros (chove) e Rolam as pedras. Com o segundo LP, entrou na trilha da novela Roda de fogo com o hit Alguém. Em 1990, gravou uma inacreditável bem-sucedida versão de Hey Jude dos Beatles, que tocou em tudo quanto foi rádio.

Leo Jaime: Depois de sair do João Penca, partiu para carreira solo em 1983 e lançou seis LPs até o fim dos anos 80. Cantou (e na maioria também assinou) algumas obras primas do pop dos anos 80: As sete vampiras, Sessão da tarde, Gatinha manhosa, Conquistador barato (“bam, bam, bam, bam, bam, bambolê...”), Sônia e Solange (versão para So lonely, de Sting).


Pepeu Gomes e Baby Consuelo: Os cabelos coloridos chamavam mais a atenção do que as músicas propriamente, mas seria injusto dizer que o casal não foi um sucesso, cantando separado ou juntos, como em Barrados no Disneylândia. Baby emplacou, entre outras, Menino do Rio e Sem pecado e sem juízo. Já Pepeu apareceu em todos os programas de TV de 1983 cantando Masculino e feminino.


Ritchie: Deveria ser reverenciado por ter lançado uma das maiores pérolas da década, Menina Veneno, parceria sua com Bernardo Vilhena. O abajur cor de carne e o lençol azul impulsionaram o primeiro LP de Ritchie, Vôo do coração, que vendeu mais de um milhão de cópias em 1983, números fantásticos para a época. O álbum tinha outros clássicos: A vida tem dessas coisas, Pelo interfone e Casanova. Os LPs seguintes ainda tiveram hits como Transas e Mais você.

Vinicius Cantuária:Tocou com vários craques da MPB, compôs para eles, mas em 1982 se arriscou numa carreira solo e emplacou o sucesso Só você (“Demorou muito pra te encontrar/ agora quero só você/ seu jeito todo especial de ser/ fico louco com você”).

Nenhum comentário: